Conheça um método fácil para se lembrar dos principais sinais e sintomas de um AVC. Aja com rapidez e ajude quem precisa!
29 de outubro é uma data importantíssima, lembrada em todo o mundo como Dia do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Já há alguns anos, uma campanha global de conscientização busca reforçar a mensagem de que “Minutos podem salvar vidas e memórias” – isto é, quanto antes os sintomas de um AVC forem detectados, mais rápido pode-se buscar auxílio médico. Com isso, aumentam-se as chances de uma recuperação positiva e sem sequelas graves.
O Acidente Vascular Cerebral é a principal causa de morte e de incapacidade no Brasil. No primeiro semestre de 2022, mais de 300 brasileiros faleceram por dia devido a um AVC. Todavia, apesar de perigoso, a identificação rápida desse problema de saúde aumenta as chances de uma recuperação completa. Por ser um problema tão comum, equipes médicas estão muito bem preparadas para identificar e tratar AVCs – a grande questão é como fazer o paciente chegar ao hospital o quanto antes.
E você, sabe como reconhecer um AVC?
Saber mais sobre a doença, seus sinais e sintomas é essencial para garantir a saúde de boa parte da população. Quanto mais pessoas souberem reconhecer um AVC, maiores as chances de uma vítima receber auxílio médico imediato. Vamos aprender, a seguir, um método simples de identificar um AVC, utilizando para isso a sigla ‘SAMU’!
A SIGLA SAMU
Com tanta informação nos rodeando todos os dias, às vezes é difícil se lembrar de sinais e sintomas de alerta para doenças e problemas de saúde, por mais comuns que eles sejam.
Imagine que você está próximo a uma pessoa com suspeita de AVC: nesse momento de tensão, será que a memória vai funcionar e você saberá o que fazer para ajudar? Saberá reconhecer se está ocorrendo um AVC, de fato? Quais as ações corretas a serem tomadas?
Para ajudar, basta lembrar da sigla ‘SAMU’.
Quando uma pessoa está passando por um AVC, isso significa que parte do cérebro não está recebendo sangue e nutrientes suficientes. Como decorrência, ela passa a apresentar sintomas bastante característicos, como:
- Alterações no rosto (sorriso ‘torto’)
- Fraqueza ou formigamento em braços e pernas, especialmente de um só lado do corpo
- Confusão mental
- Incapacidade de se comunicar corretamente
- Visão alterada (embaçada)
- Falta de equilíbrio
- Dor de cabeça súbita e bastante intensa
Esses sintomas surgem isolados ou concomitantemente. Caso perceba qualquer deles, a orientação é procurar socorro imediato levando a pessoa com urgência a um Pronto Atendimento Hospitalar ou chamando o serviço de resgate ou ambulância.
Para reforçar a importância de procurar auxílio médico imediato, uma maneira de se lembrar dos sintomas do AVC é recordar-se da sigla ‘SAMU’ – isto é, peça para a pessoa…
SORRIR: como o AVC afeta a coordenação motora e especialmente os músculos da face, fique atendo se você perceber que o sorriso da pessoa não está simétrico (semelhante dos dois lados).
ABRAÇAR: o AVC causa fraqueza e/ou falta de controle sobre os membros. Pessoas com AVC dificilmente conseguem levantar os braços ou movê-los de forma coordenada.
MÚSICA: o AVC afeta a capacidade de se comunicar corretamente. Se você pedir para a pessoa cantar uma música (“Parabéns para você” é um bom exemplo de música que todos conhecem de cor) e os sons saírem descoordenados, ou então se ela não conseguir se lembrar da letra, estes são fortes sinais de que algo errado está acontecendo.
URGÊNCIA: pediu para a pessoa sorrir e percebeu assimetria? Para abraçar e ela não foi capaz? Para cantar uma música e não soou correto? Essa pessoa precisa ser socorrida o mais rápido possível!
Quando chegar ao hospital, o paciente com AVC receberá auxílio imediato, que inclui o monitoramento dos sinais vitais, o uso de métodos diagnósticos por imagens (com tomografias computadorizadas) para identificar o problema e o uso de medicamentos que auxiliam na recuperação do fluxo sanguíneo normal para o cérebro. Uma vez estabilizado, o paciente poderá receber suporte de uma equipe especializada em vítimas de AVC, para uma recuperação mais rápida e eficiente.
O AVC é uma das principais causas de mortes em países latinos. Nesses locais, o conceito da sigla ‘SAMU’ é substituído pelo ‘RÁPIDO’, um outro conjunto de siglas que ajudam a reconhecer os sintomas da doença e indicam a necessidade de agir com velocidade! Confira a tradução, adaptada do espanhol:
Rosto caído
Alteração do equilíbrio
Perda de força nos braços e pernas
Impedimento visual repentino
Dificuldade para falar
O>btenha ajuda!
Tenha sempre o ‘SAMU’ (ou o ‘RÁPIDO’) em mente e recorra à sigla sempre que perceber alguém ao seu redor apresentando comportamento estranho, que possa ser relacionado a um AVC. A literatura médica aponta que 01 em cada 04 pessoas acima de 25 anos terá um Acidente Vascular Cerebral ao longo da vida. Sendo assim, é responsabilidade de todos nós estarmos atentos a este impactante problema de saúde e aptos a ajudar, com rapidez, quem está passando por um desses episódios!