A hemodinâmica é uma especialidade médica repleta de tecnologia, que ajuda médicos a compreender em detalhes o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos.
Possuir um equipamento para a realização de exames de hemodinâmica como o Hospital Evangélico possui faz muita diferença no Pronto Atendimento de emergências cardiovasculares, situações em que cada segundo conta na tentativa de salvar vidas, diminuir as chances de sequelas e proporcionar um tratamento menos invasivo aos pacientes. Entenda mais a seguir:
O corpo humano é a máquina mais complexa do mundo. Compreendê-la em detalhes não é uma tarefa simples. Afinal, são trilhões de células e milhões de estruturas microscópicas trabalhando em harmonia para o bom funcionamento do organismo – sistemas complexos que transportam nutrientes, enviam informações, protegem-nos de ataques internos e externos, controlam a temperatura… felizmente, nos dias atuais, as equipes de saúde têm em mãos tecnologias avançadas que permitem entender, de forma mais detalhada e via procedimentos cada vez menos invasivos, o fascinante funcionamento de todo esse maquinário. E com isso, é claro, preservar cada vez mais a saúde dos pacientes.
O tema de hoje tem tudo a ver com a beleza do corpo humano e com os avanços da tecnologia. Vamos conversar sobre hemodinâmica, explicando de que maneira ela é utilizada para cuidar de nossa saúde, obter diagnósticos precisos e evitar algumas das doenças mais prevalentes no mundo moderno.
O Que é a Hemodinâmica?
Em termos simples, a hemodinâmica é um conjunto de técnicas e de exames diagnósticos, no geral minimamente invasivos, que permitem às equipes de saúde compreender, com grandes detalhes e riqueza de informações, como está o funcionamento do sistema cardiovascular do paciente, além de analisar a circulação de sangue, o funcionamento do coração e a saúde dos vasos sanguíneos.
Isso é particularmente importante tendo-se em vista que as doenças circulatórias e cardiovasculares são algumas das mais perigosas que existem, vitimando milhões de pessoas em todo o mundo anualmente. Elas são, junto com o câncer, a causa número 01 de mortes no planeta. Proteger-se delas é fundamental, assim como identificá-las o quanto antes. A hemodinâmica é uma ferramenta valiosa para auxiliar nessas duas frentes.
Saiba mais quais são algumas doenças ou condições podem ser identificadas e/ou tratadas pela hemodinâmica
- Aterosclerose
- Pressão alta
- Pressão baixa
- Problemas nas válvulas cardíacas
- Problemas na saúde do coração
- Doença na artéria periférica
- Trombose venosa profunda
- Arritmias
- AVCs/Derrame
A Beleza dos Vasos Sanguíneos
O transporte de sangue ao longo do corpo é uma das maneiras mais interessantes de percebermos como o organismo funciona de forma harmônica, integrada e inteligente.
Existe dentro de cada um de nós uma vastíssima ‘rede de comunicação’, composta por mais de 100 mil quilômetros de vasos sanguíneos, que é responsável por levar o sangue (e, com ele, oxigênio e nutrientes) a todos os órgãos e estruturas do corpo.
O ‘modo normal’ de funcionamento do fluxo sanguíneo é assim: o coração bombeia constantemente, através da aorta, sangue para todo o corpo, por meio de vasos cada vez menores e mais ramificados, que atingem o organismo por inteiro e distribuem oxigênio e nutrientes às células. Depois, esse sangue esgotado de oxigênio retorna ao coração através das veias. O coração envia o sangue aos pulmões, onde é ‘reabastecido’ com oxigênio, e o ciclo recomeça. Ininterruptamente, durante toda a vida.
Em média, o coração bate 72 vezes por minuto, sendo o ‘motor’ que faz todo o ciclo funcionar. No final do dia, foram mais de 100 mil batidas e 7.200 litros de sangue bombeados, garantindo nutrição (e vida) a todas as nossas células.
Sintomas comuns de problemas no sistema vascular
- Desmaios
- Tontura
- Confusão
- Cansaço
- Falta de ar
- Falta de cor na pele
- Pele ‘fria’
- Ritmo cardíaco alterado
Caso esteja sentindo algum desses sintomas, procure orientação médica para uma avaliação completa de sua saúde.
A Dinâmica do Sangue
Normalmente, o sangue é transportado pelos vasos de forma contínua, como se fosse um jato d´água em uma mangueira. O fluxo é mais rápido bem no centro do vaso sanguíneo e um pouco mais lento próximo às paredes, por causa do atrito com os vasos.
Quando os vasos se ramificam, o sangue deve ‘fazer curvas’ e mudar de direção. Nessas interligações há mudança de velocidade, já que o fluxo fica turbulento e o corpo necessita de maior energia para um bombeamento eficiente. Mas todas essas complexidades fazem parte do ‘dia a dia’ de trabalho do coração, que as supera sem dificuldades.
Em alguns casos, todavia, o sangue pode encontrar dificuldades bem maiores em seu caminho.
Por exemplo, ao ‘navegar’ pelos vasos sanguíneos, o sangue poderá encontrar placas de colesterol nas paredes dos vasos, que atuam como se fossem ‘lombadas’ na estrada, reduzindo a velocidade do fluxo e tornando-o mais turbulento. Às vezes, as placas são tão grandes que o vaso fica ‘entupido’, e órgãos e células que deveriam receber sangue novo ficam sem ‘alimento’. Coágulos sanguíneos também podem causar os mesmos efeitos. Pode haver rupturas em vasos sanguíneos ou bloqueios maiores à passagem do sangue, causando extravasamentos. São vários os fatores que podem resultar em uma menor entrega de sangue e nutrientes aos nossos órgãos, com consequências potencialmente sérias à saúde. É por isso que saber como está o fluxo sanguíneo é importantíssimo.
Como estudar a forma como o sangue flui pelo interior dos vasos?
Esta é a missão da hemodinâmica, uma área prática e de estudos que visa à compreensão de todos os fatores que podem impactar o fluxo de sangue, traçando um panorama detalhado da saúde cardiovascular.
Por meio de diversos exames, a hemodinâmica é capaz de determinar:
- o tamanho e a integridade dos vasos sanguíneos,
- como está o fluxo de sangue por eles,
- como está a contração das paredes dos vasos de acordo com as mudanças de pressão,
- a taxa de batimentos cardíacos,
- a taxa de bombeamento de sangue pelo coração,
- se átrios e ventrículos estão funcionando bem etc.
São exames bastante completos e que ajudam as equipes médicas a terem uma visão integrada sobre como o sangue flui pelo corpo.
A hemodinâmica tem longa história!
A hemodinâmica é uma área das mais avançadas da medicina diagnóstica, mas seus primórdios datam de muitos séculos atrás.
Em 1628, o fisiologista William Harvey postulou pela primeira vez que o sangue circulava de forma contínua pelo corpo, em ciclos. Antes disso, durante séculos, acreditou-se que o coração simplesmente bombeava sangue pelo corpo, porém não de forma cíclica (nem mesmo se sabia que o sangue ‘navega’ pelo corpo dentro de vasos). Durante as décadas seguintes, os pesquisadores foram decifrando como esse ciclo funcionava, e em 1661 as descobertas de Marcello Malpighi a partir da análise de pequenos vasos sanguíneos no pulmão de sapos ajudaram a desvendar o mistério.
A pressão arterial foi medida pela primeira vez em 1733, e diversas melhorias no modelo culminaram, nos anos 1950, na teoria hemodinâmica moderna, unindo conhecimentos sobre o coração, fluxo sanguíneo e nossos 100 mil km de vasos…
Exames de Hemodinâmica
A hemodinâmica utiliza diversos tipos de exames a fim de compreender como está a nossa saúde interna. Dentre os principais, estão:
- Cateterismo: é a inserção, em artéria do braço ou da perna, de um cateter (finíssimo tubo) capaz de ‘passear’ pelos vasos sanguíneos e fornecer imagens completas de sua saúde, integridade, elasticidade, grau de obstrução etc. Além disso, a técnica analisa também o coração, sua estrutura, o fluxo sanguíneo que passa pelo órgão, seus batimentos e demais aspectos fisiológicos.
- Arteriografia: similar ao cateterismo, trata-se da inserção de um fino tubo em uma artéria e direcionamento deste até o vaso sanguíneo ou região a ser analisada, para obtenção de imagens e informações de alta qualidade sobre o fluxo sanguíneo no local.
- Ultrassom: técnica menos invasiva, o ultrassom pode ser utilizado como exame de suporte a intervenções no coração ou nos vasos sanguíneos, permitindo observar como se dá o fluxo de sangue nessas regiões.
Além dos métodos diagnósticos, a hemodinâmica inclui tratamentos para diversos problemas da saúde vascular. Algumas das técnicas utilizadas são:
- Angioplastia: procedimento cirúrgico que implanta stents (finas malhas metálicas) ou balões no interior de vasos sanguíneos afetados, ajudando a desobstruí-los.
- Implante de válvulas cardíacas, ajudando o órgão a bombear sangue de forma mais eficiente.
Benefícios
Como vimos, a hemodinâmica é uma técnica tanto diagnóstica quanto prognóstica e de tratamento. A partir dos resultados obtidos, a equipe médica poderá determinar se o coração está funcionando bem ou se precisa de intervenções, se medicamentos são necessários a fim de melhorar o fluxo de sangue (por exemplo, relaxando os vasos sanguíneos, para que mais sangue passe por eles), se o paciente deve modificar a dieta (reduzindo a presença de colesterol na parede dos vasos) ou até mesmo se intervenções cirúrgicas nos vasos são a melhor opção para garantir a saúde.
Ela também é de grande auxílio como suporte a outros tipos de procedimentos médicos. Quando o médico necessita realizar cirurgias ou exames cardíacos, neurológicos ou vasculares, os conhecimentos da hemodinâmica são de grande valia para um diagnóstico mais preciso e um direcionamento habilidoso dos procedimentos. Com isso, a saúde do paciente é poupada, o tempo de internação é menor e os tratamentos são mais seguros e eficientes.
A hemodinâmica é nossa aliada pela saúde!
A cada ano, os avanços na Ciência e no conhecimento médico nos ajudam a compreender, em detalhes, como o corpo humano funciona, abrindo portas para novos e melhores tratamentos. Nesse quesito, hospitais de referência no Brasil e no mundo utilizam as técnicas e tecnologias da hemodinâmica a fim de analisar, de forma pouco invasiva e altamente eficiente, a saúde do paciente antes, durante e após os tratamentos cardiovasculares. Com isso, a equipe médica tem em mãos um diagnóstico preciso do fluxo vital de sangue pelo corpo, assim como é capaz de identificar quaisquer potenciais problemas e sugerir soluções para eles. Tudo para que o sangue possa fluir desobstruído e o coração possa continuar batendo por muitos e muitos anos pela frente.
Conheça os serviços em hemodinâmica do HES no link: https://evangelicohospital.com.br
Para saber mais:
- Histórico da hemodinâmica:
- Secomb TW. Hemodynamics. Compr Physiol. 2016 Mar 15;6(2):975-1003. doi: 10.1002/cphy.c150038. PMID: 27065172; PMCID: PMC4958049.
- https://revistapesquisa.fapesp.br/os-segredos-do-coracao/
- Fatos e curiosidades sobre o coração:
- Matthew J. Loe, William D. Edwards. A light-hearted look at a lion-hearted organ (or, a perspective from three standard deviations beyond the norm). Cardiovascular Pathology, Volume 13, Issue 5, 2004, Pages 282-292, ISSN 1054-8807, https://doi.org/10.1016/j.carpath.2004.05.001.